sábado, 30 de abril de 2011

Alicate de unha e equipamentos perfurantes podem causar Hepatite C. (VERDADE)

    O hepatologista José Eduardo Trevizoli, que cuida de portadores de Hepatite C no Hospital de Base do DF, esclarece que grande parte da população infectada com a doença há mais de 10 anos contraiu o vírus numa transfusão de sangue ou recebendo um produto derivado de sangue, ou compartilhando agulhas com usuários de droga intravenosos que eram infectados com hepatite C. Porém, de 15% a 20% dos casos de infectados são de causas desconhecidas. É possível que esse grupo tenha se contaminado ao compartilhar equipamentos perfurantes, como alicates de unha, aparelhos de barbear, pinças, entre outros. Segundo Trevizoli, a contaminação ocorre pelo contato com o sangue: se uma pessoa infectada usa esse tipo de equipamento e se fere, o vírus fica em contato com a superfície do aparelho. Uma pessoa não contaminada usa o mesmo equipamento, também se fere e se contamina com o vírus.

Fonte:
GigaDicas.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

mito ou verdade sobre celular + aviao = acidenti?

O mito: falar ao celular em um avião em movimento pode causar um acidente
A verdade: a FAA, órgão de administração aérea dos Estados Unidos vem testando aparelhos eletrônicos em voos há 25 anos, com níveis de interferência até 100 vezes maiores que os dos celulares. e nada acontece. O órgão afirma que não há ligação entre utilizar celulares e problemas eletrônicos no avião. Fica a cargo das companhias aéreas decidir a política de uso de celulares durante os voos. e eles escolhem pedir que você desligue seu aparelho. Ao usar seu celular durante um voo, você corre o risco de ter interferência com a comunicação da tripulação, mas seu avião não irá cair.

mito ou verdade sobre nadar depois do almoço

O mito: você tem que esperar meia hora após comer antes de entrar na água
A verdade: embora este mito seja baseado no fato que o corpo concentra a circulação de sangue para o intestino após a alimentação e que a falta de sangue nos músculos possa causar cãibras, ninguém nunca se afogou por nadar de barriga cheia. Nadar após comer uma grande refeição pode ser desconfortável, mas não vai fazer com que você se afogue. é mais fácil sair da água antes de qualquer problema maior aconteça.

mito ou verdade sobre o terremoto

O mito: um terremoto pequeno diminui as chances de um maior logo depois
A verdade: principalmente na Nova Zelândia, onde terremotos são muito comuns, é normal acreditar que terremotos pequenos reduzem as chances de outro terremoto maior acontecer na mesma região. Porém, isso não é verdade: sismólogos observaram que, para cada terremoto de magnitude 6, acontecem 10 de magnitude 5, 100 de magnitude 4, e mil de magnitude 3, e cada vez mais conforme eles ficam mais fracos. São vários terremotos pequenos, mas nenhum deles é suficiente para eliminar os eventos mais intensos. Seria necessária a ocorrência de 32 terremotos de magnitude 5, mil de magnitude 4 e 32 mil de magnitude 3 para somar a força de um único terremoto de intensidade 6. » Sobrevivência:

mito ou verdade sobre o alcool

O mito: o álcool ajuda a combater o frio
A verdade: este mito é completamente errado, e ainda assim é encarado como um antídoto eficaz contra o frio. Na realidade, quando a pessoa ingere álcool, a temperatura corporal abaixa! Isso acontece porque o álcool permite que o sangue atinja a superfície do corpo, o que faz com que o corpo perca mais calor. A sensação de calor que ocorre após beber algo acontece porque este fluxo de sangue atinge a superfície da pele e os nervos sensoriais, dando uma sensação de calor.

moto ou verdade sobre o arco-iris

O mito: o arco-íris tem sete cores
A verdade: todo mundo aprendeu na escola ou em casa que o arco-íris tem sete cores. vermelho, laanjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Esta seqüência de cores foi observada por Isaac Newton e se tornou a mais tradicional, embora ele tivesse excluído o anil e violeta da sua lista original de cores. Embora realmente pareça que o arco-íris tenha sete cores, ele tem, na realidade, um espectro contínuo de cores, e é apenas um artefato da percepção humana que faz com que ele apareça como uma série de cores separadas. Alguns arco-íris, chamados de supernumerários, têm mais de sete cores visíveis pelo corpo humano, como na foto acima, em que duas faixas, verde e lilás, podem ser observadas na parte de baixo do arco-íris. »

mito ou verdade sobre o corpo humano

O mito: o corpo humano tem cinco sentidos. visão, audição, tato, olfato, paladar
A verdade: estes são os cinco sentidos tradicionais, mas na realidade o corpo humano tem vários outros. Algumas pessoas dizem que eles chegam a ser 21 sentidos. Algumas adições óbvias a esta lista são o equilíbrio, a dor e a temperatura, por exemplo. Além disso, temos sentidos intencionais, como a imaginação e a memória. Se tiver interesse em se aprofundar sobre os vários sentidos do corpo humano, confira este artigo da Wikipedia (em inglês). » 10 Mitos sobre os ninjas

mito ou verdade sobre a escova de dente

Escova dura limpa melhor




As mais macias tem a mesma capacidade de remover a placa bacteriana,muitas vezes é até mais eficiente.Escovas duras machucam a gengiva e desgastam o esmalte,principalmente se você usar a força (tópico seguinte).Por isso na hora de comprar sua escova não vá pensando que as durinhas vão lhe proporcionar maior limpeza que isso é mentira.

Força é sinônimo de boa escovação

Não é a força que você impõe e sim a técnica que remove a placa.Como dito no tópico anterior a força pode te machucar e estraga a escova,que futuramente fica inutilizável (tópico seguinte).

Escova velha é escova “sob medida”

Dos 3 mitos,esse é o mais fácil de desmentir,levando em consideração que elas não são como as panelas da sua vó,as velhas não são melhores que as novas,e sim piores.As velhas não escovam bem,estão cheias de bactérias e por estarem com as cerdas de projetando para as laterais,algumas cerdas não chegarão em alguns lugares importantes da sua boca e dentes.Quando ela começar a ficar suja ou começar a “abrir” já é hora de trocar.
Mitos e verdades sobre a sua escova de dentes e a escovação

domingo, 10 de abril de 2011

como surgil mito e verdade?

O Mito ou Verdade surgiu a partir da Primeira Edição do Campus Party Brasil em 2008, onde Carlos Alexandre Duarte, (apelido Xandelly) após realizar algumas palestras no maior encontro Brasileiro de Internautas recebeu algumas centenas de emails, pedindo ajuda, solicitando informações, pesquisas, e etc.
Nesta época, Xandelly percebeu que existia muita gente precisando ser ajudada a tomar decisões ou orientar em algum caminho a ser seguido. Todo os emails foram respondidos prontamente, mas acabou se tornando uma imensa e gigantesca bola de neve. Foi decidido, então, criar uma comunidade, um Fórum para que todos pudessem interagir, enviar suas dúvidas através dos tópicos e, assim, irem caminhando.
Além de ficar registrado no fórum, serviria de ótima base de dados pública para compartilhar com milhares de internautas. Assim, foi criado, em Julho de 2008, o Fórum OVERBR, ao qual, no começo do ano de 2009, agregou-se o Portal BrasilPCs, se tornando referência para os entusiastas e amigos que buscavam maiores conhecimentos em Tecnologia, Hardware e Overclock. Em pouco tempo o Fórum se tornou referência Nacional para os Entusiastas (usuários que fazem e praticam Overclock em computadores).

mito ou verdade sobre a gravidez

Um mito famoso é que quando a mulher tem azia, o bebê nasce cabeludo. Eu sou a prova de que isto não passa de um mito. Eu não tive um pingo de azia, e meu bebê nasceu cabeludo, lindo de se ver, aquele cabelo pretinho e bastante. Até hj ele tem muito cabelo, e bem preto.

Não sei se é mito ou verdade, mas me disseram que comer muitos legumes coloridos (cenoura, tomate, beterraba) faz o neném nascer corado. Como a dica era super saudável, eu comi verduras e legumes a valer. E meu filho nasceu mesmo corado, chegava a ser vermelhinho. Não teve um pingo de icterícia.

_________________

motos e verdades sobre a saude O que realmente faz mal

No Brasil existem determinados mitos que causam diferentes dúvidas em todo a população, sendo que com a saúde não é diferente, pois diferentes histórias surgem para tentar explicar determinadas doenças e irritações no organismo. Para acabar com estes problemas foram selecionados os dez mitos mais presentes no país, onde você irá se surpreender, veja-os:
1°: O bronzeador em longo prazo faz mal a pele?
Resposta: Não, entretanto, há exceções, como por exemplo, pessoas que possuem alergias específicas do bronzeador. Mesmo que seja comprovado que este produto não faz mal a pele, é necessário ficar atento (a), pois aquele falso bronzeado pode esconder a vermelhidão caso você tenha se exposto por um longo tempo ao sol, e desta maneira você terá problemas causados pelos raios ultravioleta, como o envelhecimento precoce.
2°: Usar muito o telefone celular pode causar tumor cerebral?
Resposta: Não, sendo que até o momento não há estudos que comprovam que o uso do aparelho celular por mais de dez anos pode ocasionar uma doença no cérebro. Segundo uma pesquisa realizada nos Estado Unidos em pacientes de câncer no cérebro não houve nenhum ligação direta com o uso do celular, entretanto, é recomendo que você não exagere nas conversas pelo aparelho celular, pois caso contrário ocorrerá um grande desfalque em seu bolso.
3°: No vestuário da academia andar descalço (a) você terá grandes chances de pegar micose?
Resposta: Sim, pois o chão dos vestuários por ser quente e úmido é o perfeito ambiente para a proliferação de germes e fungos, o que resulta em micose, além disso, evite sentar nos bancos sem roupa e sem toalha, isto é, proteja a região da virilha.
4°: Fazer as unhas na manicure você corre risco de pegar hepatite?
Resposta: Sim, entretanto, depende. É perigoso quando os matérias não são esterilizados adequadamente, pois este matérias devem ficar mais de duas horas na estufa ou autoclave em temperatura de 160 graus, para que assim seja destruído o vírus da hepatite. O grande perigo é quando são removidas as cutículas graças aos possíveis sangramentos, além disso, as bactérias e fungos podem estar presentes nas lixas e alicates que acabam resultando em micose da unha ou perionixite (inflamação da pele ao redor da unha). É recomendado que você vá à manicure com seu próprio kit de unhas, inclusive o esmalte para evitar o contágio.
5°: A garrafa de água pode dar câncer?
Resposta: Não, sendo que esta dúvida surgiu graças a substância BPA (bisfenol) que é utilizada para evitar que os alimentos fiquem com o gosto de plástico ou de metal. Esta substância, segundo pesquisas, é relacionada ao desenvolvimento de lesões pré-cancerígenas em animais de laboratório, mas revelou também que nestes recipientes, como garrafas, são utilizadas poucas quantidades desta substância que consequentemente não faz mal os seres humanos.
6°: Segurar o xixi faz mal?
Resposta: Sim, e pode resultar até mesmo em infecções, pois a urina frequentemnete promove a eliminação de bactérias que podem estar se multiplicando no organismo, e para as mulheres que tem a ureta curta e próxima da vagina e ânus, a contaminação e proliferação destas bactérias no organismo e da bexiga se torna muito fácil. Por isso, evite  de segurar o xixi, e em falar nisso, já foi ao banheiro?

mitos e verdades sobre a alimentaçao

Mitos e Verdades da Alimentação



Atualmente existem muitos mitos sobre alimentação. O assunto é discutido em milhares de meios de comunicação, como internet, televisão, jornais e revistas, deixando as pessoas na dúvida do que realmente está correto.
Baseando-se nas mais diferentes dúvidas, a seguir explicaremos alguns mitos relacionados à alimentação.

Mito ou verdade: beber água em jejum emagrece?

MITO

A água é essencial para o bom funcionamento do intestino, devido às suas inúmeras funções. O consumo indicado é de 2 a 3 litros por dia. Porém apenas a ingestão de água não elimina peso, muito menos se for tomada em jejum. Para que haja o emagrecimento é fundamental modificar maus hábitos alimentares e ter o balanço energético negativo, ou seja, comer menos calorias e gastar mais.

Mito ou verdade: comer alimentos ricos em carboidratos à noite engorda?

MITO

É fundamental comer alimentos ricos em carboidratos em todas as refeições. Para que a alimentação esteja balanceada, ela precisa distribuir bem: carboidratos, proteínas e lipídeos. Por isso, o carboidrato deve ser consumido também à noite, mas claro na quantidade adequada, sem exageros.

Mito ou verdade: ficar sem comer emagrece?

MITO

Totalmente errado. Deixando de comer você poder tornar o seu metabolismo mais lento, dificultando a eliminação de peso. Além disso, após ficar sem comer um período, é comum a compulsão alimentar, ou consumo de alimentos em maior quantidade. Para que ocorra a eliminação de peso é fundamental comer de forma fracionada, na quantidade certa.

Mito ou verdade: comer banana reduz cãibra?

VERDADE

Existem vários motivos que podem levar as pessoas a terem cãibras, como a falta de cálcio, pela produção de ácido láctico, quando se faz força muscular ou pela falta do potássio. A banana é rica em potássio e realmente pode contribuir para o desaparecimento das cãibras, se este for o motivo das mesmas.

Mito ou verdade: abacate engorda?

MITO

O abacate é realmente uma das frutas mais calóricas, mas se consumida em quantidade adequada não causa ganho de peso. Ao contrário do que muitos pensam, a gordura presente no abacate não é a gordura saturada e assim o tipo de gordura saudável, a insaturada, capaz de reduzir o colesterol LDL (ruim).

Mito ou verdade: beber líquido durante as refeições aumenta a barriga?

MITO

Beber líquidos durante as refeições não engorda. No entanto, é indicado o consumo de somente um copo de água ou qualquer outra bebida para que não ocorra aumento de peso, ou qualquer desconforto. Mas o excesso de líquidos e alimentos pode dilatar o estômago e trazer ganho de peso. Isso sim pode aumentar a gordura corporal até na região abdominal.

Mito ou verdade: margarina é mais saudável que manteiga?

MITO

A margarina é menos saudável do que a manteiga, por que possui gordura do tipo trans, já que para que se torne da consistência adequada ela sofre o processo de higrogenação, onde a gordura insaturada passa a ter a estrutura de gordura do tipo trans. Este tipo de gordura aumenta o LDL-colesterol e diminui o HDL-colesterol, sendo assim, é mais prejudicial à saúde do que a manteiga, que por ser de origem animal somente aumenta o LDL-colesterol. O ideal é consumir outras formas de gordura como o azeite de oliva e os óleos vegetais na sua forma natural.

Hoje no mercado já existem margarinas isentas de gordura trans. Este tipo de margarina sim, pode ser mais saudável do que a manteiga.

Mito ou verdade: consumir tomate ou molho de tomate pode diminuir os riscos de câncer de próstata?

VERDADE

Existem alguns estudos que comprovam que o consumo de tomate ou molho de tomate, por serem ricos em licopeno, diminuem as chances de aparecimento de câncer de próstata. Porém, existem outros vários fatores que podem influenciar no surgimento da doença, mas a prevenção é fundamental. Se alimente bem, com alimentos saudáveis e previna doenças.      

oi

oi pessoal meu nome a kaliana
fiz esse blog para saber oq e mito e oq nao e
ha e tambem para a escola
patrocinadores giaovana , ana, pablo, leonam e professora rita